Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Lobelia hilaireana (Kanitz) E.Wimm. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-11-2012

Criterio: B1ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie ocorre nos Estado de Minas Gerais e Espírito Santo (EOO=1.957,71 km²) e, apesar de ocorrer em unidade de conservação (SNUC), está sujeita a duas situações de ameaça. Suas regiões de ocorrência sofrem com a transformação da vegetação em áreas para agricultura e pastagem. Devido ao endemismo restrito da espécie e às ameaças incidentes, recomendam-se estudos populacionais a fim de verificar o estado das subpopulações.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Lobelia hilaireana (Kanitz) E.Wimm.;

Família: Campanulaceae

Sinônimos:

  • > Dortmanna hilaireana ;
  • > Haynaldia hilaireana ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Revista Sudamer. Bot. 2: 106. 1935.

Distribuição

Endêmica do Estado de Minas Gerais (Vieira, 2011).

Ecologia

Caracteriza-se por ervas, terrícolas(Vieira, 2011).

Ameaças

1.1 Agriculture
Incidência national
Severidade very high
Detalhes Subsídios do governo brasileiro aceleraram a expansão da agricultura e estimularam a superprodução agrícola (açúcar, café e soja). A derrubada de florestas foi especialmente severa nas últimas três décadas; 11.650 km² de florestas foram perdidos nos últimos 15 anos (284 km² por dia).

10 Human disturbance
Severidade high
Detalhes Sobrexploração dos recursos florestais por populações humanas (madeira, frutos, lenha, caça) e a exploração da terra para uso humano (pastos, agricultura e silvicultura).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência national
Severidade very high
Detalhes A Mata Atlântica já perdeu mais de 93% de sua área e menos de 100.000 km² de vegetação remanesce. Algumas áreas de endemismo, como Pernambuco, agora possuem menos de 5% de sua floresta original. Dez porcento da cobertura florestal remanescente foi perdida entre 1989 e 2000 apenas, apesar de investimentos consideráveis em vigilância e proteção. Antes cobrindo áreas enormes, as florestas remanescentes foram reduzidas a vários arquipélagos de fragmentos florestais muito pequenos, bastante separados entre si. As matas do nordeste já estavam em grande parte devastadas (criação de gado e exploração de madeira mandada para a Europa) no século XVI.

1.5 Invasive alien species (directly impacting habitat)
Incidência local
Severidade high
Detalhes Em adição à incessante perda de hábitat, as matas remanescentes continuam a ser degradadas pela extração de lenha, exploração madeireira ilegal, coleta de plantas e produtos vegetais e invasão por espécies exóticas (Tabarelli et al., 2005).

1.3 Extraction
Severidade high
Detalhes Em adição à incessante perda de hábitat, as matas remanescentes continuam a ser degradadas pela extração de lenha, exploração madeireira ilegal, coleta de plantas e produtos vegetais e invasão por espécies exóticas (Tabarelli et al., 2005).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade high
Detalhes ​Em adição à incessante perda de hábitat, as matas remanescentes continuam a ser degradadas pela extração de lenha, exploração madeireira ilegal, coleta de plantas e produtos vegetais e invasão por espécies exóticas (Tabarelli et al., 2005).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Observações: Aespécie consta no Anexo II da Instrução Normativa nº 6, de 23 de setembro de2008 (MMA, 2008) sendo considerada oficialmente ameaçada de extinção. Foiconsiderada "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida pelaFundação Biodiversitas (Biodiversitas, 2005).

4.4 Protected areas
Observações: Espécie ocorre em unidades de conservação (SNUC): Reserva Biológica Nova Lombardia, no Estado do Espírito Santo; e Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais (CNCFlora, 2011).

Referências

- VIEIRA, A.O.S. Lobelia hilaireana in Lobelia (Campanulaceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB006636>.

- VIEIRA, A.O.S. Campanulaceae, Plantas da Floresta Atlântica, Rio de Janeiro, p.404-405, 2009.

- TABARELLI, M.; PINTO, L.P.; SILVA, J.M.C.; ET AL. Desafios e oportunidades para a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica brasileira., Megadiversidade, p.132-138, 2005.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

Como citar

CNCFlora. Lobelia hilaireana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Lobelia hilaireana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 09/11/2012 - 16:52:15